segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pilates: a combinação perfeita de ginástica, yoga, balé e cinesiologia






A origem do Pilates


O Pilates é um método de condicionamento físico cujo nome homenageia o fisiatra alemão Joseph Pilates, que durante a Primeira Guerra Mundial foi feito prisioneiro e transferido a um campo de trabalho britânico, onde precisou reabilitar soldados feridos.

Para isso, ele construiu uma espécie de maca com molas, cordas, pesos e pisos deslizantes que chamou de "reformer".

Na última década do século XX, a entusiasta empresária argentina Tamara Di Tella estava procurando um produto novo para o mercado e retomou essa invenção, criando uma das técnicas mais revolucionárias para modelar o corpo da mulher moderna.

"Eu gosto de inventar produtos novos e difundi-los. É a minha paixão. O Pilates é da minha própria gênese, é autônomo e característico. Em outras palavras, é meu", disse ela, que em poucos anos comercializou e popularizou o método no mundo inteiro.
A favor


Muitas personalidades do esporte, do cinema, da música e da dança se encarregaram de divulgar a técnica junto aos meios de comunicação, causando um certo furor inicial.

Mas não há duvidas de que sua permanência se deve a méritos próprios.

O Pilates une a filosofia dos exercícios ocidentais "mais dinâmicos e com ênfase na musculatura" com a filosofia oriental, que se concentra no controle do corpo e na fluidez.

Como consegue? Através de uma série de 500 movimentos muito intensos e com poucas repetições, realizados numa maca muito parecida com a original.

Os resultados aparecem em curto prazo e são muitos: corrige a postura, alivia as tensões, afina e tonifica o corpo, e até combate a celulite.

Como se não bastasse, pode ser praticado por pessoas da terceira idade, portadores de lesões, gestantes e deficientes físicos.

Nenhum comentário: